Dermabrasão

Peeling Mecânico ou Abrasão Mecânica da Pele

Dermabrasão consiste no lixamento da pele por meio mecânico e é indicada para aplainar ou alisar peles com cicatrizes de acne ou traumas, retirar tatuagens, manchas cutâneas ou, em conjunto com cirurgia facial, para atenuação de rugas peri-bucais e frontais.

A dermabrasão da face é bastante ponderada antes de ser indicada, levando em consideração fatores como o tipo étnico do paciente, pois as pessoas de pele morena são mais propícias a complicações tipo “manchas”. Também o tipo de atividade profissional do paciente é importante, pois é preciso um rigoroso cuidado com exposição ao sol, evitando-o por muitos meses. Se existem fatores locais como espinhas ativas, barba irritável ou presença de quelóides ou cicatrizes escuras em outras áreas, a dermabrasão poderá ser contra indicada.

Estes fatores considerados, a motivação do paciente e a experiência do cirurgião determinarão se a cirurgia deverá ou não ser realizada.

Anestesia

A dermabrasão poderá ser realizada sob anestesia local ou geral. Para áreas extensas, indicamos a anestesia geral. Em regiões pouco extensas, pode-se fazer uso da anestesia local.

No caso de anestesia local, não há necessidade de internamento hospitalar , mas em caso de anestesia geral o paciente deverá ficar internado por cerca de 24 horas.

Pós-operatório

Após a dermabrasão, toda a área é recoberta com uma camada espessa de pomada à base de vaselina e antibiótico. É deixado um curativo sobreposto à área abrasada por 2 dias. O paciente é encorajado a lavar a área após o 2° dia com água morna, por compressão com toalha é retirado o excesso da pomada e faz-se nova aplicação.

Várias aplicações são feitas nos primeiros dias.

Quanto à dor, que quase sempre é a maior preocupação, temos observado ser muito bem tolerada. Se esta ocorrer, será combatida com analgésicos comuns.

Durante um período de 4 a 6 meses deverá ser evitada a exposição ao sol a fim de evitar o aparecimento de manchas na pele. Nos primeiros 30 dias, é recomendado inclusive que se evite claridade forte, mesmo sem sol.

No pós operatório a pele ficará com a tonalidade rosada ou avermelhada que gradualmente irá se atenuando e adquire seu tom normal num período de 2 a 4 meses. Nesse período poderá ser feito o uso de maquiagem (base) para dissimulação. Também é recomendado o uso de filtros solares, pelo período de restrição solar.

Importante alertarmos da necessidade de mais uma intervenção. A gravidade das lesões pode levar a três, quatro ou mais sessões. O intervalo entre elas depende da evolução, mas nunca deve ser inferior a 3 meses.

Se você tem outras dúvidas, assegure-se de esclarecê-las antecipadamente com o cirurgião. Ansiedades e incertezas poderão ser evitadas se o paciente estiver bem informado.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação