Otoplastia Estética

Cirurgia Plástica da Orelha de Abano

A “orelha de abano” é o defeito estético mais comum da orelha, muitas vezes de caráter familiar e constitui-se numa identificação negativa pelo fato de poder gerar caçoadas na infância o que pode ocasionar marcas profundas no comportamento da criança.

A idade em que mais comumente se faz essa correção é entre cinco e sete anos, período em que a orelha praticamente já definiu seu crescimento e está quase igual ao tamanho daquele do adulto. Além disso, no período pré-escolar ainda não se iniciou a fase em que podem ocorrer os problemas de ordem psicológica.

Anestesia

A cirurgia quando realizada em crianças pequenas é feita sob anestesia geral e em crianças maiores ou adultos sob anestesia local com sedação. No caso de anestesia local, não há necessidade de internamento hospitalar, mas em caso de anestesia geral o paciente deverá ficar internado por cerca de 24 horas.

Operação

O ato cirúrgico demora de uma a uma hora e meia, e é feito um curativo oclusivo tipo “capacete” que ficará por vinte e quatro horas. Há frequentemente alguma dor no pós-operatório, que deverá ser combatida com analgésicos.

Cicatriz

A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por essa e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar muito fina. Deve decorrer um certo tempo no pós-operatório até que se tenha o resultado definitivo.

Evolução pós-operatória

É feita uma hipercorreção no início e com o decorrer do primeiro mês a orelha tenderá a ficar numa posição natural. Para reduzir o risco de recidivas costumamos recomendar o uso de uma faixa contensora (faixa de tênis ou ballet) por um período de 30 dias no pós-operatório. Convém salientar que é comum que restem certas assimetrias, pois mesmo pessoas normais não apresentam simetria absoluta.

Instruções pré-operatórias

1) Evitar aspirina ou medicamentos que a contenham na semana que antecede a cirurgia.

2) Comunicar o cirurgião no caso de gripe ou infecção.

3) Lavar os cabelos e a cabeça na véspera.

4) Ir ao hospital na hora marcada, acompanhando-o.

5) Se você tem cabelos compridos, não há necessidade de cortá-los.

6) Não leve jóias. Apenas os valores necessários.

Instruções pós-operatórias

1) O curativo tipo “capacete” será retirado após 24 horas.

2) Os cabelos poderão ser lavados com shampoo neutro a partir do 2° dia.

3) Os pontos serão retirados entre o 7° e o 10° dia.

4) Evitar sol, frio e trauma nos primeiros 15 dias.

5) Retorno às atividades normais de 2 a 3 dias após a operação.

6) Avisar o médico de qualquer dor forte ou inflamação.

7) Siga a orientação do médico quanto a medicação, uso de faixa e data do curativo.

8) Não se baseie nas informações de amigos bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação